"Convergência de Tecnologia Leva ao Desenvolvimento Econômico da Índia"

Estou realmente encantado por estar com cientistas, pesquisadores, especialistas e convidados da Sami Labs aqui em Bangalore. Minhas saudações a todos.


Amigos, nos últimos 15 anos, a Sami Labs vem trabalhando para liderar a pesquisa nos domínios da ciência da saúde e produção de nutracêuticos, cosmecêuticos, extratos de ervas, produtos químicos finos, produtos químicos especiais e probióticos. A empresa tem experiência em pesquisa e, em muitos outros domínios, tais como citometria de fluxo, pesquisa microbiológica, cultura de tecidos, química sintética e fitoquímica.


Fico feliz em saber que a Sami Labs cresceu e agora conta com 6 instalações industriais em todo o país e também em Utah, EUA. Me alegra que a empresa pretende criar produtos “projetados para entregar” e consequentemente atender às expectativas e normas internacionais e atualmente este laboratório tem 92 patentes americanas e internacionais. Eu parabenizo a todos por essas conquistas.


Quando estou entre pesquisadores de várias áreas de conhecimento, cientistas e empreendedores em tecnologia, eu fico pensando no que posso compartilhar com vocês. Amigos, para que qualquer nação se desenvolva, é importante contar com ciência e tecnologia de ponta. Nações cuja economia cresceram rapidamente, primeiro desenvolveram exponencialmente suas competências tecnológicas. Portanto, hoje eu irei discutir com vocês o tópico: Convergência de tecnologia leva ao desenvolvimento econômico da Índia.


Queridos amigos, primeiro eu gostaria de compartilhar meus pensamentos com os jovens e experientes cientistas da Sami Labs.

Síndrome da Quinta Nação

Como Assistente Científico Sênior no DTDP(Air), eu estava trabalhando na ADE no desenvolvimento do hovercraft. Durante o ano de 1960, fui apresentado ao Sr. James Michael Lighthill da Royal Society, que é especialista em fluxo supersônico, enquanto ele visitava as instalações da DTPD (Air) e NAL. Meu diretor, Dr. Mediratta, me pediu para explicar meu trabalho para o Prof. Lighthill. Eu o levei ao hovercraft e expliquei e em seguida voamos no hovercraft por meia hora, fazendo todas as manobras. Após o vôo, o Prof Lighthill disse, "Kalam, no Reino Unido, o hovercraft operacional está quase pronto. Depois de ver você voando este lindo hovercraft, tenho certeza que a Índia está se tornando o segundo maior país em termos de desenvolvimento desta tecnologia."

Na ISRO, quando lançamos o SLV-3, o mundo nos disse que somos a quarta nação em tecnologia de veículos lançadores. Quando o PSLV foi lançado pela ISRO, novamente nos disseram que fomos a quarta nação a desenvolver tais sistemas.

Quando a DRDO lançou o Agni-V, foi dito que eles são a quarta nação no mundo. Quando a DRDO recentemente lançou um míssil submarino, proclamamos que somos que fomos a terceira nação.

Quando a Índia se tornou um país com armas nucleares em 1998, o mundo nos chamou de quinta nação por desenvolver armas nucleares. A Índia entrou no desenvolvimento de super computadores há duas décadas. Naquela época, dizia-se que isso tornaria a Índia a terceira ou a quarta nação a ter capacidade de supercomputador.

Eu chamo isso de “Índia passando pela Síndrome da Quinta Nação”. Para quebrar a síndrome da Quinta Nação, precisamos de um esforço maciço por parte das mentes criativas dos jovens, que estão focados na pesquisa. Temos que inspirar as mentes criativas dos jovens com o espírito “Eu posso fazer isso”, e eles garantirão que romperão a síndrome da quinta nação por meio da inovação, criatividade e cultura de excelência.

Cultura de Excelência

Amigos, vocês pertencem a uma organização que representa uma cultura de excelência. E a excelência não é um acidente. É um processo em que um indivíduo, organização ou nação se esforça continuamente para melhorar a si mesmo. Os padrões de desempenho são definidos por eles próprios, trabalham os seus sonhos com foco e estão preparados para assumir riscos calculados e não se deixam desencorajar pelos fracassos à medida que avançam para os seus sonhos. Em seguida, eles intensificam seus sonhos, pois tendem a atingir as metas originais. Eles se esforçam para trabalhar o seu potencial, no processo, eles aumentam seu desempenho, multiplicando ainda mais seu potencial, e este é um fenômeno de ciclo de vida interminável. Eles não estão competindo com ninguém, mas com eles próprios. Essa é a cultura de excelência.

Tenho discutido com os jovens e experientes sobre a visão de nação e como cada um, seja qual for a sua orientação profissional, pode contribuir para os pilares do desenvolvimento. Como imagino, os pilares do perfil de desenvolvimento indiano para 2020 são os seguintes:

Perfil distinto da Índia até 2020:

  1. Uma nação onde a divisão entre as áreas rurais e urbanas se reduziu a uma fina linha.
  2. Uma nação onde há distribuição igualitária e acesso adequado a energia e água de qualidade.
  3. Uma nação onde os setores agrícola, industrial e de serviços trabalham juntos em harmonia.
  4. Uma nação onde a educação com sistema de valores não é negada a candidatos merecedores devido a discriminação social ou econômica.
  5. Uma nação que é o melhor destino para os acadêmicos, cientistas e investidores mais talentosos.
  6. Uma nação com a melhor assistência médica disponível para todos.
  7. Uma nação onde o governo é ágil, transparente e sem corrupção.
  8. / Uma nação onde a pobreza é erradicada e os crimes contra as mulheres e as crianças estão ausentes e ninguém na sociedade se sente alienado.
  9. Uma nação próspera, saudável, segura, livre de terrorismo, pacífica e feliz, trilhando um caminho de crescimento sustentável.
  10. Uma nação que é um dos melhores lugares para se viver e que se orgulha de sua liderança.

Convergência de Tecnologias:

A tecnologia da informação e a tecnologia da comunicação já convergiram para a Tecnologia da Informação e Comunicação (ICT). A tecnologia da informação combinada com a biotecnologia levou à bioinformática. Da mesma forma, a fotônica é desenvolvida a partir dos laboratórios para convergir com a eletrônica e a microeletrônica clássicas para trazer novas opções de alta velocidade em produtos de consumo. Monitores flexíveis e inquebráveis que usam uma fina camada de filme em polímeros transparentes surgiram como novos símbolos de entretenimento e ferramentas de mídia. Agora, a nanotecnologia chegou. Este é o campo do futuro, que irá substituir a microeletrônica e muitos outras áreas com enorme potencial de aplicação em medicina, eletrônica e ciência dos materiais. Tenho certeza sobre o uso de nano-robô para distribuir medicamentos. Quando a nanotecnologia e a ICT se encontram, a eletrônica de silício integrada, a fotônica nascem e pode-se dizer que a convergência de materiais acontecerá. Com a convergência de materiais e a biotecnologia vinculadas, uma nova ciência chamada Biociência Inteligente nascerá, a qual levará a um habitat humano livre de doenças, feliz e mais inteligente, com longevidade e altas capacidades humanas. A convergência da bio-nanoinformação pode levar ao desenvolvimento de nano-robôs. Meus amigos especialistas dizem que, quando injetados num paciente, os nano-robôs serão capazes de diagnosticar e administrar o tratamento exclusivamente na área afetada. Em seguida os nano-robôs são digeridos pelo fato de serem produtos baseados em DNA. Eu vi a amostra do produto num laboratório na Coreia do Sul, onde as melhores mentes com várias tecnologias trabalham com o objetivo de encontrar soluções prontas para usar.

Minha experiência na Universidade de Harvard: A convergência da ciência é recíproca. Permitam-me dar um exemplo. Recentemente, estive na Universidade de Harvard, onde visitei laboratórios de muitos professores eminentes da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas de Harvard. Me lembro de como o Professor Hongkun Park me mostrou sua invenção de nano agulhas, capazes de perfurar e fornecer conteúdo para células alvo individuais. É desta forma que a nanociências de partículas estão modelando a biociência. Por outro lado, o Professor Vinod Manoharan mostrou como a biociência também está moldando a ciência dos nano materiais. Ele está usando material de DNA para projetar partículas de auto-montagem. Quando um tipo específico de DNA é aplicado numa partícula em nível atômico, ele é capaz de gerar um comportamento prefixado e uma montagem automática a partir deles. Esta poderia ser nossa resposta à automontagem de dispositivos e colônias no espaço profundo sem intervenção humana, conforme previsto pelo Dr. K. Erik Drexler. Portanto, dentro de um único prédio de pesquisa, eu vi como duas ciências diferentes estão se moldando sem uma cortina de ferro entre os tecnólogos. Essa contribuição recíproca entre as áreas da ciência irá definir o futuro, e a indústria precisa está estar preparada para isso.

Da mesma forma, no mês passado, visitei a Universidade de Edimburgo no Reino Unido, onde conheci o Professor Siddharthan Chandran, que me apresentou a Clínica de Neurologia Regenerativa Anne Rowling. Fiquei particularmente impressionado com o trabalho realizado no campo de detecção precoce de transtornos mentais e neurais.

O Professor Chandran apresentou seu trabalho na implementação de tecnologias usadas normalmente por profissionais de saúde ocular e seu uso para ajudar a detectar distúrbios neurais. Usando dispositivos de scanner ópticos, sua equipe está mapeando o interior do olho, em particular a retina. Eles vão mais longe e têm como alvo o nervo óptico, que é uma pequena abertura na retina que transporta receptores de neurônios e fotorreceptores do olho para o cérebro. Usando tecnologias avançadas, eles são capazes de “espiar” nervos ópticos por novos milímetros e fazer uma imagem longitudinal e transversa.

Amigos, vocês estão prontos para derrubar a cortina de ferro existente entre as várias disciplinas tecnológicas e de gestão?

Agora, uma nova tendência está surgindo. O aspecto introduzido é o da ecologia. Globalmente, a demanda está mudando para o desenvolvimento de sistemas sustentáveis tecnologicamente superiores. Esta é a nova dimensão da sociedade de conhecimento do século 21, onde a ciência e o meio ambiente andam juntos. Portanto, o modelo da nova era seria baseado em bio-nano-info-eco quadridimensional. Quando a tecnologia e os sistemas convergem, obviamente um aspecto importante é o "pensamento sistêmico e implementação".

Amigos, em qualquer estabelecimento ou organização, sempre há uma demanda que irá aparecer na sua frente, ou seja: a experiência de projeto de sistema, integração de sistema e gerenciamento de sistema da atribuição ou da tarefa a ser realizada por você. Gostaria de apresentar minha experiência em projeto de sistemas de aprendizagem, integração de sistemas e gerenciamento de sistemas enquanto estudava engenharia aeronáutica no MIT, Chennai, (1954-57) durante o terceiro ano do meu curso.

Aprendizagem de Projeto Integrado de Sistemas:

Fui designado para um trabalho para projetar uma aeronave de ataque de baixo nível junto com outros seis colegas. Eu era responsável pelo projeto e integração do sistema entre os membros da equipe. Além disso, eu era responsável pelo projeto aerodinâmico e estrutural do projeto. Os outros cinco colegas da equipe assumiram o projeto da propulsão, controle, orientação, aviônica e instrumentação da aeronave. Meu professor de projeto, Prof. Srinivasan, então Diretor do MIT, foi nosso orientador. Ele revisou o projeto e declarou que meu trabalho foi melancólico e decepcionante. Ele não deu atenção às minhas dificuldades em reunir os dados de vários projetistas. Eu pedi mais um mês para concluir a tarefa, pois tinha que obter dados de cinco colegas para poder concluir o projeto do sistema. O Prof. Srinivasan me disse o seguinte: "Olha, meu jovem, hoje é sexta-feira à tarde. Eu te dou três dias. Se na segunda-feira de manhã você não entregar o projeto da configuração, sua bolsa de estudos será interrompida”. Tive uma sacudida na vida, pois minha bolsa era minha vida e sem ela eu teria que abandonar os estudos. Não tinha outra escolha a não ser terminar a tarefa. Minha equipe sentiu que tínhamos que trabalhar juntos ininterruptamente. Não dormimos naquela noite, trabalhando duro sem mesmo parar para jantar. No sábado, fiz uma pausa de apenas uma hora. No domingo de manhã, estava quase terminando quando senti a presença de alguém no meu laboratório. Era o Prof. Srinivasan avaliando meu progresso. Depois de analisar meu trabalho, ele deu um tapinha nas minhas costas e um abraço afetuoso. Suas palavras de apreciação foram as seguintes: “Eu sabia que estava colocando você numa situação de estresse e pedindo que cumprisse um prazo difícil. Você fez um excelente trabalho no projeto do sistema”.

Por meio deste mecanismo de revisão, o Prof. Srinivasan realmente injetou a necessidade de entender o valor do tempo por cada membro da equipe e trouxe à tona a educação em engenharia para liderar o projeto, a integração e o gerenciamento do sistema. Percebi que, se há algo em jogo, as mentes humanas se inspiram e a capacidade de trabalho aumenta muito. Foi exatamente isso que aconteceu. Esta é uma das técnicas para desenvolver o talento.

A mensagem é que: os jovens da organização, independente da especialidade, devem ser treinados para a abordagem de sistemas e projetos, que os preparem para novos produtos, inovação e responsabilidades organizacionais mais elevadas.

Amigos, preparem-se para adquirir conhecimento de forma integrada, utilizando múltiplas disciplinas para o desenvolvimento de produtos e sua gestão.

Deixe-me falar agora sobre um aspecto importante que é essencial em todas as organizações. Temos que garantir que a comunidade empresarial trabalhe com integridade e obtenha sucesso com integridade. Isso é possível?

Lucro com Integridade:

O lucro com integridade leva ao crescimento sustentável. Como isso é possível? Precisamos ter ética nacional para garantir crescimento sustentável e paz. Onde isso começa?
  • A nação tem que ter ética em todas as suas tarefas para a prosperidade econômica sustentada e a paz.
  • Se a nação deve ter ética, a sociedade deve promover a ética e um sistema de valores.
  • Se a sociedade deve ter ética e um sistema de valores, as famílias devem aderir à ética e ao sistema de valores.
  • Se as famílias precisam evoluir com a ética e sistema de valores, a paternidade deve ter uma ética embutida.
  • A ética dos pais vem de um grande aprendizado, educação baseada em valores e criação de um ambiente limpo que leva à retidão no coração.
Vamos todos decidir: vamos levar esta mensagem a nossos lares, famílias, negócios, estado e nação.

Conclusão: Qualidades de Liderança

Amigos, vi três sonhos que assumiram a forma de visão, missão e realização. O Programa Espacial da ISRO (Organização de Pesquisa Espacial Indiana), programa AGNI da DRDO (Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa) e PURA (Fornecimento de Amenidades Urbanas em Áreas Rurais) se tornaram missões nacionais. Claro, estes três programas foram bem-sucedidos mesmo com muitos desafios e problemas. Eu trabalhei nestas três áreas. Gostaria de transmitir a você o que aprendi sobre liderança com esses três programas.

  1. O líder deve ter uma visão.
  2. O líder deve ter paixão para realizar a missão.
  3. O líder deve ser capaz de viajar por caminhos inexplorados.
  4. O líder deve saber como gerenciar sucessos e o fracasso..
  5. O líder deve ter coragem para tomar decisões.
  6. O líder deve ter nobreza na gestão.
  7. Todas as ações do líder devem ser transparentes.

Eu venho discutindo essas características essenciais de líderes criativos com pessoas de destaque em áreas diferentes e estudantes da Índia e de outros países. Além disso, é necessário o espírito entre os jovens de “Eu posso fazê-lo, nós podemos fazê-lo e a nação pode fazê-lo”. Nossas instituições educacionais, nosso governo e nossas empresas devem se concentrar no desenvolvimento de características de liderança e confiança para o desempenho de todos os jovens do país. Essa qualidade de liderança certamente capacitará a nação, focando no desenvolvimento sustentável.

Meus melhores votos a todos os membros da Sami Labs na missão de desenvolver recursos humanos tecnológicos de qualidade para a nação e para o mundo.

Que Deus os abençoe.

Por
Dr. APJ Abdul Kalam
www.abdulkalam.com

    VISIT US

  • Edifício Koerich Beiramar Office
    Avenida Mauro Ramos
    1970- Sala 705-Centro
    Florianópolis-SC
    Brasil CEP 88.020-302

  • +55 48 3206 3682
  • info@sabinsa.com.br

Certificados

Certificate Logos Certificate Logos
Certificate Logos Certificate Logos

Fale Conosco